POR QUE DEVO COLOCAR UM IMPLANTE?
Se houver um dente ausente, o melhor material para substituir o dente é o implante. A aplicação de implantes feitos de materiais biocompatíveis é realizada colocando-os no osso da mandíbula.
Nas áreas onde faltam dentes, ocorre erosão no osso da mandíbula ao longo do tempo. A aplicação do implante após a extração do dente reduz significativamente essa quantidade de erosão. É uma aplicação mais protetora em comparação com pontes tradicionais, pois não há suporte dos dentes vizinhos na aplicação do implante. Os implantes também são aplicados quando uma prótese fixa (como uma coroa ou ponte) não pode ser feita em casos em que os últimos dentes nas mandíbulas estão ausentes, quando uma prótese removível (removível pela pessoa) não é preferida ou quando o uso de uma prótese total se torna difícil devido ao osso da mandíbula se tornar desfocado em bocas completamente desdentadas e para evitar que a prótese se mova na boca.

O QUE É UM IMPLANTE DENTÁRIO?
Os implantes dentários são raízes especialmente projetadas e fabricadas de metal de titânio que substituem seus dentes naturais.
Os implantes darão suporte à formação da sua nova prótese ou dentes ao serem colocados no osso. Os implantes dentários podem ser considerados como a melhor prótese intraóssea para fornecer suporte sólido aos dentes protéticos. Eles protegem o osso e os tecidos moles para proporcionar conforto e uma aparência agradável.
QUANTO TEMPO DURA UMA CIRURGIA DE IMPLANTE?
As cirurgias de implante geralmente duram de 1 a 4 meses em casos normais, considerando os designs de implantes recém-desenvolvidos e as conveniências do sistema. No entanto, se for aplicada junto com técnicas de enxerto ósseo e direcionamento de tecidos em casos críticos, a duração pode ser de 3 a 9 meses. Durante esse tempo, os implantes geralmente estão sob a gengiva (sobre a gengiva, dependendo da técnica a ser usada). Durante esse período, o implante cicatriza ao entrar em contato com o tecido ósseo circundante. Durante esse processo de cicatrização, geralmente é possível aplicar ao paciente uma prótese temporária funcional, confortável e esteticamente agradável. Após a cicatrização do implante no osso, a fase protética normal é continuada. A duração dessa fase protética pode consistir em várias semanas.
COMO OS IMPLANTES DENTÁRIOS PODEM ME AJUDAR?
Os implantes dentários oferecem soluções para pacientes com os seguintes problemas;
- Pacientes que usam próteses clássicas e não conseguem mastigar de maneira confortável e eficaz,
- Pacientes que perderam dentes e não podem usar próteses parciais removíveis,
- Pacientes que não desejam uma solução com próteses fixas ao perder um único dente,
- Pacientes que usam próteses parciais ou totais,
- Pacientes que desejam usar uma prótese fixa,
- Pacientes que usam próteses removíveis fixas a próteses fixas.
OS DENTES IMPLANTADOS FUNCIONARÃO COMO MEUS DENTES ORIGINAIS?
Os implantes dentários usados em substituição a um dente natural funcionarão tão bem quanto um dente natural. Portanto, os implantes funcionam muito melhor do que próteses removíveis. Em muitos casos, os pacientes podem comer, falar e não ter problemas estéticos sem estar cientes dos implantes, vivendo uma vida feliz e confortável.
PODE SER COLOCADO UM IMPLANTE NO LUGAR DE OUTRO IMPLANTE?
Sim; dependendo do motivo pelo qual o antigo implante foi removido, geralmente é possível substituí-lo por um novo implante. O sucesso nesse caso permite a aplicação de um novo implante em proporção direta à formação óssea e gengival suficiente remanescente no leito do implante após a remoção do antigo implante. Caso contrário, o problema pode ser resolvido obtendo suporte de técnicas de enxerto ósseo e gengival.
QUANDO POSSO COMEÇAR A USAR MINHA NOVA PRÓTESE SUPORTADA POR IMPLANTE?
Você pode começar a usar sua nova prótese suportada por implante quando o processo de cicatrização e as estruturas protéticas superiores de seus implantes estiverem concluídos. A maioria das pessoas tratadas com implantes vive confortavelmente com a sensação de que as funções de comer, falar e estética são superiores às próteses convencionais.
QUE TIPO DE CUIDADOS COMPLEMENTARES SÃO NECESSÁRIOS?
Boa higiene bucal... Primeiramente, é necessária uma higiene bucal perfeita. A razão mais importante para a perda de seus dentes naturais é a má higiene bucal. Essa deficiência pode causar alguns resultados inesperados em suas próteses suportadas por implante. Portanto, para usar suas novas dentaduras suportadas por implante por um longo tempo, você deve prestar atenção à sua higiene bucal com cuidados meticulosos.
QUANTO TEMPO O IMPLANTE PODE DURAR EM MINHA BOCA?
Não é possível fazer promessas ou garantias sobre a vida útil das próteses suportadas por implantes devido à regeneração e destruição biológica no corpo humano. No entanto, é conhecido e observado que as soluções feitas com tratamentos de implantes nos últimos 25-35 anos com tecnologia avançada ainda estão funcionando com sucesso.
QUAL É A POSSIBILIDADE DE REJEIÇÃO DO IMPLANTE?
Assim como na sensibilidade e metodologias de tratamento aplicadas em transplantes de coração, fígado e rins; o corpo não rejeitará um implante dentário de qualidade que seja estruturado e selecionado com as mesmas sensibilidades. Uma das principais razões para a rejeição é que o implante dentário se integra perfeitamente ao osso e permanece fixo no osso.
QUANTAS CONSULTAS SÃO NECESSÁRIAS?
Os tratamentos com implantes geralmente exigem diferentes horários de consulta, de acordo com o programa que seu dentista irá preparar. Consulte seu dentista para obter informações suficientes.

QUAIS SÃO OS RISCOS DO IMPLANTE DENTÁRIO?
Implantes cuja geometria e disciplinas médicas não são produzidos com um bom projeto de pesquisa e desenvolvimento causam estresse adicional nos ossos da mandíbula. Esse fenômeno importante leva à perda e falha dos implantes após as operações, durante o período de recuperação ou durante o uso após o tratamento protético. Se um implante falha devido à deterioração do osso e essa falha for tentada a ser corrigida com métodos protéticos clássicos, o paciente pode ter experiências ruins devido ao desenvolvimento da perda óssea.
Mesmo que raramente encontradas, as complicações que podem ocorrer durante o tratamento com implantes podem ser; Problemas estéticos, quebra do implante e danos aos dentes vizinhos. Os implantes de nova geração quase nunca causam tais problemas. Os pacientes experimentam tais problemas com menos frequência, especialmente se forem regularmente às consultas de acompanhamento após tratamentos com implantes.
VISITAS FREQUENTES AO DENTISTA?
Visitas frequentes ao seu dentista fazem parte de sua responsabilidade para o sucesso do procedimento de tratamento com implantes.
Seu dentista e sua equipe irão orientá-lo sobre o uso de escovas de dentes e as ferramentas necessárias para a higiene bucal no pós-tratamento com implantes. Você deve limpar e escovar ao redor dos implantes e das estruturas de suporte de manhã e antes de dormir à noite. Durante suas consultas, seu dentista pode precisar limpar ao redor do implante e dos implantes, e pode verificar periodicamente a saúde dos tecidos ósseos de suporte com exames e radiografias.

“Melhorar é mudar; ser perfeito é mudar frequentemente.”
Winston Churchill
PASSAPORTE DO PACIENTE
Você pode visualizar o passaporte do paciente contendo suas informações através do seu dentista. Para que a sua garantia seja válida, é necessário realizar check-ups regulares aprovados pelo seu dentista.